Consultoria para Lojas

Consultoria para Lojas, Varejo e Supermercados

Analise as questões e entenda a importância da Consultoria para sua empresa!

  • Aquilo que eu planejei na abertura da empresa está acontecendo hoje?
  • Eu tenho um plano de ação para este ano e para os próximos 5 anos?
  • O meu sistema de gestão mostra o orçamento financeiro de janeiro a dezembro?
  • Qual é o lucro líquido sobre o meu faturamento? 1%, 5%, 16%?
  • Onde eu estou deixando de ganhar dinheiro? Por onde eu estou perdendo dinheiro?
  • Quanto eu invisto por mês no treinamento da minha equipe?
  • Qual é o custo da minha equipe e quanto eu devo faturar por colaborador?
  • As minhas metas de venda estão bem dimensionadas? Minha equipe bate meta?
  • Qual é o meu % de clientes ativos? Qual é o seu valor médio de compra por cliente?
  • Quais ações eu realizei para otimizar a minha operação e ampliar o meu lucro?

A Consultoria para Lojas, Varejo e Supermercados é coordenada pelo Consultor Emerson Fabris, Especialista em Gestão no Comércio.

Possui mais de 27 anos de experiência com lojas varejistas, distribuidoras, atacados, material de construção, supermercados, vestuário e outras operações no varejo físico e virtual, com vendas presenciais ou online.

Com sede em Curitiba, atendemos em São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo, Colombo, Quatro Barras, Paranaguá e Ponta Grossa. Em Santa Catarina, atuamos em Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Blumenau e Florianópolis. Também fazemos consultoria online e mentoria online para donos de loja. Entre em contato para conversarmos sobre o melhor formato de atendimento para sua cidade.

Veja como a Consultoria para Lojas fará o seu negócio prosperar:

Vai criar uma Loja Física ou Online?

Não jogue dinheiro fora! Faça um ótimo Plano de Negócios!

  • Brainstorming e elaboração dos primeiros documentos: tipo de operação (loja física, loja virtual, atacado, …) e área de atuação (supermercado, materiais de construção, vestuário, …).
  • Escolha do ponto comercial adequado ao modelo desejado, priorizando alvará, logística, estacionamento, segurança, comunicação e expansão…
  • Fazer o levantamento do investimento inicial: consultoria, custos de abertura da empresa, reforma do ponto, equipamentos, mobiliário, utensílios, estoque, treinamento e marketing de lançamento.
  • Pesquisar e definir o software de gestão, fundamental para o sucesso da operação.
  • Definir mix de produtos, custos e quantidade de venda para visualizar as receitas.
  • Definir todos os gastos mensais (aluguel, energia, salários…), incluindo parcelas de investimento e potenciais imprevistos (compras, manutenção e rescisões).
  • Fazer o levantamento do capital de giro necessário para o sucesso da operação.
  • Criar a estrutura dos Manuais de Administração da Empresa – Estratégia, RH, Financeiro (Orçamento, Fluxo de Caixa, Compras e Estoque), Marketing, Vendas, Atendimento, Rotinas Operacionais e Gerenciamento de Loja.
  • Finalização do Plano de Negócios, com análise econômico-financeira, visualizando o ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e retorno do investimento.

Já imaginou o risco de investir R$ 200.000,00, 500.000,00, R$ 1.000.000,00 ou mais?

Aumente significativamente a sua chance de sucesso fazendo um Plano de Negócios!

Quer Ampliar o LUCRO da sua Loja?

ETAPA 1 – Plano de Ação

  • Diagnóstico 1: facilidade de estacionamento, sensação de segurança, comunicação externa e interna, organização e limpeza de ambientes, balcões, prateleiras, cabideiros, provadores, banheiro e caixa.
  • Diagnóstico 2: apresentação da equipe e qualidade do atendimento na recepção, na apresentação dos produtos, durante a escolha e no fechamento da compra.
  • Diagnóstico 3: análise do mix de produtos e facilidade no processo de compra.
  • Diagnóstico 4: postura das lideranças, organização e processos na área de venda, no caixa, no estoque e nas áreas comuns da equipe (vestiário, banheiro, refeitório, descanso…).
  • Diagnóstico 5: sistema de gestão, plano de contas financeiro, plano de contas do estoque, relatório de CMV, vendas, curva ABC e resultados financeiros.
  • Elaboração de relatório no formato 5W+2H, com ações para cada setor da empresa.
  • Definição ou ajuste em Missão, Visão e Valores para adequação da Cultura Organizacional.
  • Inserção no Plano 5W+2H das ações idealizadas pelos sócios e gestores da empresa.

ETAPA 2 – Regras Financeiras

  • Configuração do sistema de gestão, de preferência em um software ou criando a base em Excel.
  • Organização do Orçamento Empresarial para projeção de resultados de janeiro a dezembro.
  • Gestão do Plano de Contas Financeiro, com os respectivos grupos e subgrupos das contas a pagar (fixas e variáveis) e contas a receber (vendas loja física e online).
  • Gestão do Plano de Contas do Estoque, com os respectivos grupos, subgrupos e produtos, para ter os custos essenciais para a formação do preço de venda.
  • Gestão do Plano de Contas de Venda, com os respectivos grupos, subgrupos e produtos.
  • Gestão de Compras com análise criteriosa dos fornecedores, produtos, preços e prazos.
  • Classificação, Controle Inventário de Estoques para foco em redução constante do CMV.
  • Conciliação de Caixa e Gestão do Capital de Giro, dando ampla atenção ao fluxo de pagamentos e recebimentos.
  • Revisão de custos e gestão dos preços praticados para manter e ampliar o LUCRO.

ETAPA 3 – Equipe Treinada

  • Organograma, descrição de cargos, atividades e remuneração.
  • Perfil da vaga, recrutamento e seleção, técnicas de entrevista e checklist de contratação.
  • Uniformização, EPIs, integração e apresentação do manual do colaborador.
  • Liderança, treinamento, aprovação ou reprovação no período de experiência.
  • Treinamento integral = técnico, comportamental e operacional.
  • Liderança com foco em avaliação de desempenho, feedback e reforço positivo.
  • Tomada de decisão para assistência social, psicológica ou desligamento de colaborador.
  • Gestão de conflitos, melhorias no clima organizacional e na motivação da equipe.
  • Gestão da folha de pagamento e programa de bônus e participações nos resultados.
  • A importância da saúde e segurança no trabalho e os cuidados necessários com a legislação trabalhista.

ETAPA 4 – Clientes Ativos

  • Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Fracos na visão do Marketing.
  • Gestão da Marca e Inovações na Estratégia de Marketing da empresa.
  • Análise criteriosa do Perfil da Clientela e dos seus hábitos de consumo.
  • Acompanhamento constante das ações da Concorrência e da avaliação dos seus clientes.
  • Gestão dos Fornecedores para a garantia dos produtos de venda.
  • Estratégia de Comunicação Tradicional e Comunicação Digital para criação de Vantagens Competitivas do Negócio.
  • Planejamento, definição de Metas e Gerenciamento de Vendas.
  • Treinamento da Equipe Comercial – Vendas e Atendimento.
  • Diferenciais Criados com foco no relacionamento e contingência com Clientes.
  • Feedback, Fidelização de Clientes e Programa Cliente Oculto.

ETAPA 5 – Operação Otimizada

  • Checklist de Abertura: estrutura física, ferramentas de trabalho, máquinas, equipamentos, veículos, insumos para a operação, contingência com fornecedores e com a equipe.
  • Checklist de sistemas, TI, internet, telefonia, manutenção preventiva e paliativa.
  • Comunicação entre os setores da empresa sobre os possíveis gargalos operacionais.
  • Organização e limpeza de áreas de atendimento, administrativa e de uso comum.
  • Revisão das metas de atendimento e venda, motivação da equipe e início da operação.
  • Revisão da rotina administrativa conforme cronograma de ação gerencial.
  • Início da operação de compras, gestão de estoques e acompanhamento de CMV.
  • Processos financeiros de conciliação dos caixas, contas a pagar e contas a receber.
  • Gestão do Marketing com foco na campanha em vigor e no relacionamento com clientes.
  • Liderança focada na otimização da operação com avaliação de desempenho e reforço positivo.

Consultor Emerson Fabris – CRA/PR 20.601

Especialista em Treinamento Empresarial (Developing Workplace Training Programs) pela UTS/Sydney/Australia. Especialista em Família e em Controladoria e Finanças pela PUCPR. Administrador pela UFPR, com especialização em Marketing e Produção.

Professor das disciplinas: Plano de Negócios ; Planejamento e Pesquisa de Marketing ; Marketing ; Gestão da Comercialização ; Empresas, Mercados e Negócios ; Administração Financeira ; Introdução à Economia ; Comportamento Humano ; Gerência e Desenvolvimento de Pessoas e Gestão do Desempenho Organizacional.

Trabalhou em organizações no Brasil (Global Telecom/Vivo e Brasil Telecom/Oi), EUA (HMS Host), Inglaterra (Ravens Ait Island) e Austrália (CYCA).

CEO do Grupo E. Fabris. Fundador das empresas: Uau! Hot Dog & Natural ; Vó Kia Confeitaria; Dr.Casório ; PontoNet ; Gestão Familiar ; EF ; Confraria do Minho e Beach Garden.

Possui mais de 27 anos de experiência no desenvolvimento de Consultorias, Treinamentos e Palestras.

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