
Consultoria em Gastronomia
Consultoria para Restaurantes | Panificadora | Pizzaria | Lanchonete
Consultoria para Restaurantes – O Consultor e Chef de Cozinha Emerson Fabris é Especialista em Gestão na Gastronomia.
Tem mais de 27 anos de experiência em Consultoria para Restaurantes, atuando no Brasil, EUA, Inglaterra e Austrália.
Presta Consultoria em Gastronomia para bares e restaurantes, panificadoras, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, churrascarias, padarias, cafeterias, sorveterias, pastelarias, bistrô, buffet a quilo, buffet de eventos, fast food, dark kitchen, hyden kitchen, empresas de food service, distribuidora de alimentos e franquias na área de alimentação.
O Chef de Cozinha e Consultor é fundador da Vó Kia Confeitaria, da Uau! Hot Dog e Natural, do Beach Garden Gastronomia e da Confraria do Minho.
Emerson Fabris é formado em Administração de Empresas na UFPR e como Cozinheiro Profissional no IGA/Curitiba. É um dos profissionais mais experientes na Operação da Cozinha e na Gestão Integral do Negócio.






Veja como a Consultoria em Gastronomia fará o seu negócio prosperar:
Vai criar uma operação de Gastronomia?
Não jogue dinheiro fora! Faça um ótimo Plano de Negócios!
Já imaginou o risco de investir R$ 200.000,00, 500.000,00, R$ 1.000.000,00 ou mais?
Aumente significativamente a sua chance de sucesso fazendo um Plano de Negócios!






















































Quer reduzir seu stress e Ampliar seu LUCRO?
ETAPA 1 – Plano de Ação

Como definir o início de Consultoria para Restaurantes | Gastronomia
- Diagnóstico 1: facilidade de estacionamento, sensação de segurança, comunicação externa e interna, organização e limpeza de ambientes, mesas, balcões, utensílios e banheiro.
- Diagnóstico 2: apresentação da equipe e qualidade do atendimento na recepção, salão, balcão, apresentação do cardápio, durante o serviço e no fechamento da conta.
- Diagnóstico 3: análise de cardápio e mix de produtos, tempo de entrega, apresentação, temperatura, textura e sabor de alimentos e bebidas.
- Diagnóstico 4: postura das lideranças, organização e processos no caixa, cozinha, bar, delivery, lavação, estoques e áreas comuns da equipe (vestiário, banheiro, refeitório, descanso…).
- Diagnóstico 5: sistema de gestão, plano de contas financeiro, plano de contas do estoque, fichas técnicas, relatório de CMV, vendas, curva ABC e resultados financeiros.
- Elaboração de relatório no formato 5W+2H, com ações para cada setor da empresa.
- Definição ou ajuste em Missão, Visão e Valores para adequação da Cultura Organizacional.
- Inserção no Plano 5W+2H das ações idealizadas pelos sócios e gestores da empresa.
ETAPA 2 – Regras Financeiras
- Configuração do sistema de gestão, de preferência em um software ou criando em Excel.
- Organização do Orçamento Empresarial para projeção de resultados de janeiro a dezembro.
- Gestão do Plano de Contas Financeiro, com os respectivos grupos e subgrupos das contas a pagar (fixas e variáveis) e contas a receber (salão, balcão, delivery).
- Gestão do Plano de Contas do Estoque, com os respectivos grupos (bebidas, proteínas, …), subgrupos (refrigerantes, carne bovina, …), produto (guaraná, mignon, …).
- Gestão do Plano de Contas do Produtos de Venda, com os respectivos grupos (bebidas, comidas, …), subgrupos (drinks, porções, …), produto (caipirinha, batata frita, …).
- Gestão das Fichas Técnicas para ter os custos essenciais para a formação do preço de venda.
- Gestão de Compras com análise criteriosa dos fornecedores, produtos, preços e prazos.
- Classificação, Controle Inventário de Estoques para foco em redução constante do CMV.
- Conciliação de Caixa e Gestão do Capital de Giro, dando ampla atenção ao fluxo de pagamentos e recebimentos.
- Revisão de custos e gestão dos preços praticados para manter e ampliar o LUCRO.

ETAPA 3 – Equipe Treinada

- Organograma, descrição de cargos, atividades e remuneração.
- Perfil da vaga, recrutamento e seleção.
- Técnicas de entrevista e checklist de contratação.
- Uniformização, EPIs, integração e apresentação do manual do colaborador.
- Liderança, treinamento, aprovação ou reprovação no período de experiência.
- Treinamento integral = técnico, comportamental e operacional.
- Liderança com foco em avaliação de desempenho, feedback e reforço positivo.
- Tomada de decisão para assistência social, psicológica ou desligamento de colaborador.
- Gestão de conflitos, melhorias no clima organizacional e na motivação da equipe.
- Gestão da folha de pagamento e programa de bônus e participações nos resultados.
- A importância e os cuidados necessários com a saúde e segurança no trabalho e coma legislação trabalhista.
ETAPA 4 – Clientes Ativos
- Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Fracos na visão do Marketing.
- Gestão da Marca e Inovações na Estratégia de Marketing da empresa.
- Análise criteriosa do Perfil da Clientela e dos seus hábitos de consumo.
- Acompanhamento constante das ações da Concorrência e da avaliação dos seus clientes.
- Gestão de Produtos – tecnologia, apresentação, custo, qualidade, preço e entrega.
- Planos de Pesquisa e Desenvolvimento para criação de Vantagens Competitivas do Negócio.
- Estratégia de Comunicação Tradicional e Comunicação Digital.
- Planejamento e Gerenciamento de Vendas, com definição de Metas Individuais e Coletivas.
- Treinamento da Equipe Comercial – Vendas e Atendimento.
- Relacionamento e Contingência com Clientes.
- Feedback, Fidelização de Clientes e Programa Cliente Oculto.

ETAPA 5 – Operação Otimizada

- Checklist de Abertura: estrutura física, ferramentas de trabalho, máquinas, equipamentos, veículos, insumos para a operação, contingência com fornecedores e com a equipe.
- Checklist de sistemas, TI, internet, telefonia, manutenção preventiva e paliativa.
- Comunicação entre os setores da empresa sobre os possíveis gargalos operacionais.
- Organização e limpeza de áreas de atendimento, produção, administrativa e de uso comum.
- Revisão do planejamento produtivo do dia, motivação da equipe e início da produção.
- Análise crítica de mise en place, ficha técnica, tempo de preparo e qualidade do produto.
- Revisão das metas de atendimento e venda, motivação da equipe e início da operação.
- Início da operação de compras, gestão de estoques e acompanhamento de CMV.
- Processos financeiros de conciliação dos caixas, contas a pagar e contas a receber.
- Gestão do Marketing com foco na campanha em vigor e no relacionamento com clientes.
- Liderança focada na otimização da operação com avaliação de desempenho e reforço positivo.

Emerson Fabris – Chef de Cozinha e Consultor – CRA/PR 20.601
- Em 1996 gerenciou a Super Pizza Delivery situada em Curitiba/PR.
- Em 2002 participou do programa de Trainee de Gerente de Restaurante na HMS Host Corporation em Newark, Delaware, EUA, desempenhando funções de atendimento, produção na cozinha e de gestão administrativa.
- Em 2003 atuou como Senior General Assistant na Ravens Ait Island, em Londres, em eventos corporativos e casamentos, na cozinha e no atendimento aos convidados.
- Em 2004 trabalhou no Iate Clube de Sidney na Austrália, atuando nos 3 spots de gastronomia, exercendo atividades nas cozinhas e no serviço aos clientes.
- Em 2007 abriu sua primeira empresa no setor, a UAU! Hot Dog e Natural.
- Em 2008 iniciou a operação da sua outra empresa, a Vó Kia Confeitaria.
- Em 2009 foi contratado pelo SEHA (Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação) como Professor de Cursos Técnicos e de Gestão para a área de Gastronomia, formando diversos profissionais de Curitiba e região.
- Em 2016 formou-se Cozinheiro Profissional – Chef de Cozinha – pelo Instituto de Gastronomia das Américas.
- Em 2016 inaugurou seu empreendimento – Confraria do Minho – onde realiza treinamentos na área de gastronomia.
- Em 2018 inaugurou seu empreendimento Beach Garden com Gastronomia a beira-mar em Penha – SC.







































